DESCRIÇÃO

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Seus relatórios apresentam tanto um feedback qualitativo, com descrições, dicas e conselhos, como também um feedback quantitativo, fornecendo pontuações precisas a respeito do desempenho do indivíduo avaliado em cada quesito do teste. Deste modo, o Psychtests® permite aplicações nas mais diversas situações como: selecionar, reter, motivar, entreter e desenvolver funcionários.

APLICAÇÕES


Desde 1996 a Plumeus-Psychtests tem fornecido avaliações para os mais diferentes usos e propósitos, entre os quais se destacam:

1Avaliação de Gerenciamento do Tempo (AGT)

Quais habilidades se fazem mais importantes para determinado cargo? O profissional precisa saber comunicar-se, escutar, atender o cliente ou liderar e ser assertivo? Seja qual for a necessidade, o Psychtests® possui um teste adequado à sua necessidade.

2Avaliação de Habilidades Comunicacionais (AHC)

Testes como o de Motivação Profissional, Perfil de Avanço Profissional, Potencial de Liderança e de Habilidades e Estilos de Gestão, ajudam as empresas a escolherem melhor o candidato certo para a vaga. Descobrir os motivadores, o Estilo e o Potencial ajuda não só a escolher o melhor profissional, mas também a criar e alimentar planos de sucessão, academias de liderança entre outros.

3Avaliação de Habilidades e Estilos de Gestão (AHEGer)

Seja promovendo o autoconhecimento, descobrindo pontos fortes, necessidades frente a objetivos e oportunidades de crescimento, o Psychtests®, em sua ampla variedade de testes, permite de maneira fácil e rápida a aquisição de conhecimentos de suma importância para o coaching efetivo.

4Avaliação de Múltiplas Inteligências (AMI)

O Psychtests®, com sua ampla gama de testes, faz-se um importante instrumento para o desenvolvimento humano. Ajuda-nos na descoberta de fortalezas e oportunidades de desenvolvimento, além de entregar dicas e sugestões úteis no processo.

5Avaliação de Potencial para Liderança (APL)

Os testes Psychtests®, além de dicas e sugestões úteis para o desenvolvimento e aprimoramento, apresentam relatórios com resultados que auxiliam no treinamento das mais diferentes habilidades e processos, tais como: Atendimento ao Cliente, Liderança, Escuta Efetiva, Negociação, Organização, Gerenciamento do Tempo, entre tantos outros.

6Inventário de Habilidades de Escuta (IHE)

Parte fundamental da comunicação é ouvir com atenção. Para desenvolver uma escuta eficiente é preciso atenção física e mental, ou seja, posicionar-se corretamente em um ambiente propício e também aprimorar os processos internos de concentração, percepção e processamento das informações, às vezes muito difíceis de serem alcançados em um mundo tão intenso, com informações em excesso. Desenvolver a habilidade de ouvir é a finalidade do Inventário de Habilidade de Escuta.

7Matriz de Personalidade Multidimensional Avançada (MPMA)

A MPMA é uma abrangente avaliação da personalidade que se propõe a fornecer uma compreensão completa do caráter, atitudes e temperamento do respondente. A MPMA baseia-se na teoria de que todos os traços da personalidade humana pertencem a uma das cinco mais abrangentes e principais dimensões da personalidade.

Cada um dos cinco principais traços da personalidade se estende ao longo de um continuum, ou seja, se sucedem em uma linha contínua e estão interligados. Identificar os traços mais essenciais da personalidade de uma pessoa é fundamental para desenvolver suas potencialidades.

8Perfil de Atendimento ao Cliente (PAC)

Representantes de atendimento ao consumidor agem como mediadores entre grandes empresas e seus clientes. Eles entregam aos consumidores as informações a respeito de uma variedade de produtos e serviços, respondem questões, atendem preocupações e reclamações. Uma carreira no atendimento ao cliente requer, entre outras coisas, habilidades sociais fortes e a capacidade de se adaptar a momentos de stress intenso. Bom controle emocional, automotivação e a capacidade de lidar com críticas e intimidações também são essenciais.

O PAC determina se um indivíduo em particular tem as habilidades e os traços de personalidade necessários para buscar uma carreira de sucesso em atendimento ao cliente.

9Perfil de Aptidão para Negociação (PAN)

Desentendimentos resultam, quase sempre, em um processo de negociação entre as partes. Resolver desacordos e criar soluções que atendam as reivindicações dos envolvidos exige habilidades e práticas específicas. O PAN avalia a capacidade de resolução de conflitos, levando em conta a série de habilidades necessárias para a conclusão efetiva das quatro principais etapas de uma negociação: Preparação e planejamento, Esclarecimento e justificativa, Barganha e resolução de problemas e Fechamento e implementação.

10Perfil de Avanço Profissional (PAP)

Profissionais de destaque estão necessariamente preparados para promoções e novas atribuições? O Perfil de Avanço Profissional é uma ferramenta capaz de avaliar se uma pessoa está pronta ou não para receber mais desafios e novas responsabilidades em seu trabalho. A avaliação provida pelo PAP indica as condições intelectual e emocional do profissional e se essa pessoa está preparada para entrar em uma nova e mais desafiante fase de sua carreira.

11Perfil de Motivação Profissional (PMP)

Profissionais de destaque estão necessariamente preparados para promoções e novas atribuições? O Perfil de Avanço Profissional é uma ferramenta capaz de avaliar se uma pessoa está pronta ou não para receber mais desafios e novas responsabilidades em seu trabalho. A avaliação provida pelo PAP indica as condições intelectual e emocional do profissional e se essa pessoa está preparada para entrar em uma nova e mais desafiante fase de sua carreira.

12Ranking de Escala de Assertividade (REA)

A defesa de uma visão de mundo, de convicções e soluções são pontos do discurso que chamamos de assertividade. Muitas pessoas apresentam essa qualidade a depender do ambiente onde estão, ou seja, sentem-se mais à vontade em ambientes familiares e mais receptivos, por outro lado ficam devendo em ambientes inóspitos ou com desconhecidos. O Ranking de Escala de Assertividade identifica a capacidade assertiva das pessoas e os aspectos que as encorajam ou inibem na apresentação de uma ideia.

13Teste de Atitude e Personalidade do Funcionário (TAPF)

O Teste de Atitude e Personalidade do Funcionário foi desenhado para avaliar se um candidato tem os traços e características necessárias para que seja um trabalhador produtivo e de sucesso, atendendo às suas ambições pessoas e profissionais e também à demanda por resultados da empresa. O teste avalia que tipo de características de trabalho uma pessoa possui, se ela é o tipo de profissional que a empresa precisa e qual contribuição pode dar.

14Teste de Aptidão para Solução Criativa de Problemas (TASCP)

Ainda há quem diga que os insights só podem ser concebidos por um perfil específico de profissionais, aqueles que são plenamente imaginativos e criativos. Porém, todos os profissionais, em maior ou menor medida, são capazes de apresentar soluções criativas. O TASCP serve para captar informações acerca da capacidade de resolução de problemas de um indivíduo, entendendo essa capacidade como uma relação entre imaginação e técnicas cognitivas que podem ser submetidas a estímulos e capacitação.

15Teste de Habilidades de Organização (THO)

Ser organizado é crucial e afeta todos os aspectos da vida de uma pessoa, principalmente para quem tem um cotidiano intenso, cheio de responsabilidades e projetos. O Teste de Habilidades de Organização determina quão organizada uma pessoa é no seu trabalho e como eventuais desorganizações podem atrapalhar sua eficiência e complicar projetos.

16Teste de Orientação Individual vs Equipe (TOIE)

Há uma variedade de preocupações que as pessoas podem ter quando fazem parte de um trabalho em equipe. Algumas se preocupam, por exemplo, que não conseguirão conquistar seu espaço se trabalharem em grupo. Outras acham que membros mais relaxados da equipe podem atrapalhar o desempenho do todo. Os resultados fornecidos pelo TOIE identificam o perfil e as principais preocupações de um indivíduo quando esse está imerso num trabalho em equipe.

RELATÓRIOS PSYCHTEST®


A Ferramenta Psychtests® oferece mais de 15 testes e questionários sobre variados temas, assuntos e habilidades. Os relatórios gerados a partir dessa avaliação são de fácil leitura e compreensão e possibilitam uma aplicação rápida e descomplicada das soluções.Todos os relatórios entregam resultados quantitativos e qualitativos, além de dicas e sugestões de desenvolvimento, pontos fortes e oportunidades.

O relatório de Seleção do SalesMax® apresenta os resultados do respondente em gráficos e textos. Na parte disponível em texto são apresentadas as principais fortalezas e possíveis fraquezas do candidato no que diz respeito a aspectos como personalidade, conhecimento e principais motivadores em vendas. Além disso, traz um guia de entrevista e sugestões de gerenciamento.

Tal como no uso para Seleção, o relatório SalesMax® na parte de Desenvolvimento apresenta textos e gráficos para ilustrar as potencialidades e dificuldades do indivíduo, com a diferença de que o objeto do estudo neste caso é o colaborador. O relatório de Desenvolvimento do SaleMax aponta aspectos da personalidade, conhecimento e principais motivadores em vendas do participante e traz ainda um plano de ação e sugestões de desenvolvimento.

PERGUNTAS FREQUENTES

1 O que é Psychtests®?

Psychtests® é um conjunto de ferramentas e testes sobre diferentes temas, habilidades e características, somando inúmeras aplicações que servem de base para que os coaches possam conhecer ao máximo os coachees e levá-los a seus objetivos.

2Quando e em que situações pode ser aplicado?

Psychtests® conta com diferentes testes, e cada um deles possui diferentes aplicações. Desde recrutamento e seleção, até avaliações, desenvolvimento e coaching, o Psychtests® oferece importantes informações que em muito podem colaborar na tomada de decisões e construção de planos de ação.

3 A respeito do que são os questionários?

Baseados cada um nas principais teorias e estudos sobre o assunto, o Psychtests® oferece mais de 15 testes diferentes, que vão desde Testes de Assertividade, Habilidades de Comunicação e Escuta até Valores, passando por Atendimento ao Cliente, Liderança, Motivação e Avanço Profissional, e muitos outros.

4Quem são os responsáveis pela criação da ferramenta?

A ferramenta Psychtests® foi desenhada por uma equipe de psicólogos, educadores, estatísticos e engenheiros de inteligência artificial com anos de experiência na área. São mais de sete anos de experiência no desenvolvimento de testes psicométricos e definição de complexos mecanismos de pontuação.

5Como se dá a aplicação dos Psychtests®?

O Psychtests® é facilmente aplicado. A partir de uma plataforma on-line, é possível criar contas para cada um dos respondentes. Nestas contas poderão ser disponibilizados um ou mais testes diferentes que a pessoa deve responder. A partir da plataforma, nossa equipe poderá acessar os relatórios imediatamente após a conclusão dos questionários para efetuar as avaliações.

6Quanto tempo leva o preenchimento dos questionários?

Para a conclusão de cada um dos questionários do Pscyhtests® leva-se de 5 a 40 minutos. Na verdade, o tempo estimado para cada questionário depende do tema, assunto, habilidade ou característica abordado, tendo em vista sua complexidade e abrangência.

 

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