7 dicas para o treinamento de franqueados
01/12/2017
Treinamentos são essenciais para manter a qualidade da franquia
01/12/2017
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A transferência de know-how para franqueados e suas equipes é um dos principais negócios do Franchising. E isso só se faz com muito treinamento. No entanto, esse processo de treinamento e desenvolvimento é vital e essencial para redes de franquias e deve ser diversificado e convergente com objetivo de aprendizado prático e que gere resultado para todos.

Para que esta transferência seja efetiva é essencial pensar num projeto de treinamento e desenvolvimento nos detalhes:

  • Procedimentos detalhados passo a passo em Manuais, de preferência utilizando a metodologia da Gestão para Qualidade Total;
  • Ferramentas de ensino à distância(EAD);
  • Integração do ensino presencial com aprendizagem à distância;
  • Preparação de Facilitadores e Multiplicadores internos, tanto da equipe da Franqueadora, quanto Gerentes de Loja e Franqueados;
  • Seleção de materiais complementares e professores externos;
  • Organização da Metodologia de Ensino de acordo com público alvo, tema e objetivo;
  • Definir Indicadores de Desempenho para avaliar a efetividade dos treinamentos oferecidos e outros pontos que vamos revisar neste momento.

Capacitação é tornar o franqueado apto a cuidar do negócio e gerar resultados positivos. Para isso, a empresa precisa desenvolver uma Cultura de Servir, porque ensinar é doação. Franquear é compartilhar conhecimento.

É essencial que cada Programa de T&D esteja conectado a um grupo de indicadores que permita aos franqueados e à franqueadora avaliarem o seu desempenho e desenvolvimento frente ao Programa de T&D. Todos os treinamentos devem estar ligados a indicadores desde a sua concepção, ou seja, desde a montagem da Ementa e do Plano de Aula o Gestor de Programa de T&D e os Facilitadores devem definir qual conhecimento e/ou habilidade que eles pretendem aprimorar e qual indicador será impactado com isso. Dessa forma, consegue-se um Programa de T&D que gera maior adesão da rede.

Algumas das principais práticas para um processo de capacitação que a Valoriza-te Desenvolvimento Humano desenvolveu, estão listadas a seguir:

  • Desenvolvemos manuais com linguagem bem simples e objetiva. O ideal é que estes Manuais estejam disponíveis na nossa Plataforma EAD(Ensino a Distânica). O material impresso está caindo em desuso em função da evolução constante do conhecimento dentro da rede, o que exige uma atualização frequente;
  • Tornamos o treinamento algo tão interessante que desperta uma vontade espontânea dos franqueados e suas equipes de participar. Isso é essencial e base do processo de aprendizado e se reflete na Retenção de Talentos diretamente;
  • No momento de construção dos treinamentos, fazemos o mais prático possível. Utilizamos a Andragogia aplicando pouca teoria e muita prática, com sessões de simulação, teatralização(através de esquetes teatrais com cenas ao vivo) e outras técnicas;
  • Usamos e abusamos de material áudio visual para tornar os treinamentos mais interessantes como apresentações animadas, filmes feitos com iPhone ou outras tecnologias mais elaboradoras dependendo do orçamento disponível, entre outros recursos;
  • Adotamos ferramentas de EAD. As grandes vantagens dessas ferramentas é oferecer Programa de T&D disponível a todos, o tempo todo e dar retorno aos gestores sobre o comportamento de consumo dos treinamentos. Além disso, pode-se agregar ferramentas de auto-avaliação, onde cada um pode gerenciar o próprio desenvolvimento e definir seus objetivos de carreira;
  • Envolvemos as pessoas da franqueadora na elaboração dos treinamentos. Isso gera um maior engajamento de todos no processo;
  • Temos o cuidado em ensinar não somente o que as pessoas devem fazer, mas, principalmente, o como devem fazer. Neste ponto, os treinamentos práticos com a “mão-na-massa” são essenciais. Para isso devemos ter foco também no Desenvolvimento dos Franqueados e Gerentes das unidades como Multiplicadores e Facilitadores dos Programas de T&D;
  • Cuidamos muito da carga horária do treinamento. As pessoas só conseguem absorver poucas informações por vez. Portanto, cuidamos em não passar uma quantidade enorme de informação teórica e dedicar pouco tempo ao treinamento prático;
  • Damos muita atenção no treinamento aos gerentes das lojas ou gestores do ponto de contato do negócio com o cliente, pois eles têm um papel fundamental para o sucesso do negócio;
  • Temos um processo formal e profissional de avaliação dos treinamentos. Somente assim será possível aprimorar o processo de treinamento e garantir o interesse dos franqueados.

Precisamos utilizar todos os canais possíveis para interagirmos com os nossos clientes internos com o objetivo de conquistar e reter talentos: felizes, engajados, motivados, assertivos e eficientes ao máximo! Empresas com equipes assim terão menor rotatividade e melhores resultados, porque, naturalmente, por atração humana, vão trazer e gerar mais clientes felizes e engajados com a sua marca. O potencial do ser humano é infinito, por isso investir na Gestão de Pessoas e em Treinamento e Desenvolvimento pode trazer um retorno inumerável de possibilidades e crescimento para a sua empresa.

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