Liderança Caráter

Caráter: olhando para dentro de si


O que leva as pessoas a desejarem seguir um líder? Por que se sujeitam relutantemente a um líder enquanto seguem outro com entusiasmo até os confins da terra?

O que separa os teóricos da liderança dos líderes bem-sucedidos que comandam efetivamente no mundo real? A resposta reside nas qualidades de caráter de cada indivíduo.

Meu amigo, você sabe se possui o necessário para se tornar um grande líder, do tipo que atrai as pessoas e faz as coisas acontecerem?

Ou seja, se você parasse para olhar dentro de si, encontraria as qualidades de que precisa para realização dos seus sonhos mais ousados, tão grandes que jamais compartilhou com outras pessoas?

Esta é a pergunta que todos nós temos de ter a coragem e honestidade de fazer e responder, se desejamos alcançar nosso verdadeiro potencial.

O modo como o líder trata das circunstâncias da vida diz muito sobre seu caráter. As crises não formam necessariamente o caráter, mas certamente o revelam. A adversidade é uma encruzilhada que obriga a pessoa a escolher um dos dois caminhos: o caráter ou a concessão.

Toda a vez que a pessoa escolhe o caráter, torna-se mais forte, ainda que a escolha traga consequências negativas.

O desenvolvimento do caráter está no centro de nosso progresso não só como líderes mas também como seres humanos.

As 21 indispensáveis qualidade de um líder
John Maxwell

 

 O que toda pessoa deve saber sobre caráter?

1- Caráter é mais do que falar

Qualquer um pode dizer que tem integridade, mas a ação é o verdadeiro indicador do caráter. Seu caráter determina quem você é. Quem você é determina o que você vê. O que você vê determina o que você faz. Por isso, nunca se pode separar o caráter de um líder de suas ações. Se as ações e intenções de um líder estão continuamente se contradizendo, observe então o caráter dele para descobrir o porquê.

2- Talento é um dom, mas caráter é uma escolha

Não temos controle sobre muitas coisas da vida. Não escolhemos nossos pais. Não escolhemos o local ou as condições de nosso nascimento ou crescimento. Não podemos selecionar nossos talentos ou QI. Entretanto, escolhemos o nosso caráter. De fato, nós o criamos cada vez que fazemos uma escolha, escapar de uma situação difícil ou conseguir resolvê-la, esconder a verdade ou permanecer firme sob o peso dela, ganhar dinheiro “fácil” ou pagar o preço. À medida que você vive e faz escolhas hoje, está continuamente criando o seu próprio caráter.

3- Caráter traz sucesso duradouro com as pessoas

A verdadeira liderança sempre envolve outras pessoas( como diz o ditado sobre liderança: se você pensa que está liderando, e ninguém o segue, então você está apenas passeando.) Os seguidores não confiam em líderes cujo caráter apresenta falhas nem os seguirão.

4- Os líderes não podem estar acima das limitações do próprio caráter

Você já viu pessoas altamente talentosas que desestruturam ao alcançar certo nível de sucesso? A explicação desse fenômeno é o caráter.

O psicológo Steven Berglas da Faculdade de Medicina de Harvard diz, pessoas que conquistam altas posições mas não tem estrutura para sustentá-las durante o período de estresse caminham para o desastre. Berglas acredita que essas pessoas estão destinadas a passar por uma ou mais dessas quatro situações:

  • Arrogância;
  • Sentimentos dolorosos de solidão;
  • Busca de aventuras destrutivas;
  • ou adultério.

Qualquer uma delas é um preço terrível a pagar pela fraqueza do caráter.

Refletindo

Se você se sente tragado por uma dessas quatro áreas, tire um tempo para descansar. Faça o que for necessário para se afastar do estresse do seu sucesso e procure ajuda profissional. Não pense que o vale do qual você se encontra desaparecerá com o tempo, mais dinheiro ou aumento de prestígio. Falhas de caráter que não recebem atenção com o tempo se tornam mais profundas e destrutivas.

Ainda que você não esteja enfrentando dificuldades em nenhuma dessas áreas, deve analisar seu caráter. Pergunte-se se suas palavras e ações são coerentes, o tempo todo. Quando você diz que vai concluir uma tarefa, sempre vai até o fim? Se você diz a seus filhos que irá a apresentação ou ao jogo deles, você comparece? As pessoas podem confiar em seu aperto de mão, como confiariam em um contrato legal?

Ao liderar outras pessoas em casa, no trabalho, na igreja ou na comunidade reconheça que seu caráter é o seu traço mais importante.

Para obter o respeito que a liderança exige é necessária uma ética inquestionável. Um líder não só permanece acima do limite do certo ou errado, mas também fica bem distante das “áreas cinzentas”.

ESTA SEMANA: Para melhorar seu caráter, faça o seguinte:

  • Procure as falhas.
    Dispense algum tempo para observar as principais áreas da sua vida(trabalho, casamento, família, igreja, comunidade, etc.) e identifique em que área você fez algo as pressas ou negligentemente, fez concessões ou desapontou alguém. Anote cada exemplo que consiga se lembrar ocorridos nos últimos 02 meses.
  • Procure padrões. Examine as respostas que acabou de anotar. Há alguma área, em particular, que você tenha pontos fracos ou um tipo de problema que se mantém aparente? Os padrões já detectados o ajudarão a diagnosticar os problemas de caráter.
  • Enfrente as consequências. Você começa a ajustar seu caráter ao enfrentar as falhas, desculpar-se e lidar com as consequências de suas ações. Faça uma lista de pessoas para as quais você precisa pedir desculpas por suas ações e desculpe-se sinceramente com cada uma delas.
  • Reconstrua. Uma coisa é enfrentar com determinação os erros do passado, outra é construir um futuro novo. Agora que você identificou as áreas com pontos fracos, crie um plano que o previna de cometer os mesmos erros novamente.

As 21 indispensáveis qualidade de um líder
John Maxwell

Ação diária

Um homem levou sua filha a uma quermesse, e ela correu imediatamente para uma barraca e pediu algodão-doce. Quando o atendente entregou à menina um algodão-doce enorme, pai lhe perguntou:

– Querida, tem certeza de que pode comer tudo isso?
– Não se preocupe, papai, sou bem maior por dentro do que por fora.
Aí está o verdadeiro caráter, ser maior por dentro.

Pense nisso e boa semana!


Author

admin

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *