motivação Liderança

Como acompanhar uma equipe remota


Como acompanhar uma equipe remota

Em época de pandemia do Coronavírus, em que o isolamento social levou milhares de profissionais a trabalharem em suas casas, uma das dificuldades encontradas é o acompanhamento da equipe remota.

As estruturas não estavam preparadas para essa mudança e tudo precisou ser realizado às pressas para que as atividades não fossem interrompidas e os serviços contratados fossem entregues.

No entanto, diferente do trabalho no ambiente, por exemplo, em uma agência de marketing, onde rapidamente pode-se verificar o andamento de determinado job(trabalho), o home office, a princípio, pode dar a impressão da perda de controle sobre as atividades.

Não é isso que acontece se medidas forem tomadas, visando ajustar os compromissos a serem cumpridos, pois, a comunicação precisa acontecer e ferramentas de apoio devem ser implantadas.

Neste post apresentamos dicas de como acompanhar o equipe remota sem perder a qualidade e possibilitando ótimos resultados junto a equipe. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Como acompanhar a equipe trabalhando em regime home office?

Apesar da distância, é perfeitamente possível acompanhar a equipe remota. Para isso são importantes que algumas medidas sejam implantadas para o atingimento dos objetivos, tais como:

Faça reuniões

Os profissionais da área de marketing e comunicação não possuem dificuldades em participar de reuniões online, pois estão acostumados a esse tipo de situação.

Portanto, é muito fácil realizar periodicamente reuniões para o reencontro do pessoal, nas quais todos possam expressar seus sentimentos e debater o andamento da operação.

Isso mantém a equipe unida e integrada e alimenta a “sensação” de pertencimento à empresa, onde, apesar da distância, tudo continua funcionando e caminhando.

Uma boa ideia para os tempos que estamos vivendo é apostar em reuniões online. Por exemplo, ter salas no Zoom, Teams, Google Meet para cada time. Quando alguém tem uma dúvida, liga-se o microfone e conversem, como se estivessem no escritório.

A comunicação é fundamental para que todos os colaboradores sintam-se amparados e unidos no enfrentamento da atual crise da COVID-19 e na resolução dos problemas e tarefas da empresa.

Estabeleça metas diárias

Organize-se a tal ponto de poder estabelecer metas diárias para a equipe, em que fiquem claras as tarefas a serem realizadas, tais como:

  • prioridades,
  • cronograma de entrega dos trabalhos,
  • resultados esperados,
  • apresentação das tarefas realizadas.

Esse acompanhamento precisa ser diário e devem ser discutidas as dificuldades, problemas e esclarecimentos, tal qual acontecia no próprio ambiente da empresa.

O objetivo é o de cumprir as metas e não perder a continuidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos, portanto, redobre a organização e os cuidados com cada tarefa a ser desenvolvida.

Utilize ferramentas

Para apoiar e controlar as tarefas, utilize as ferramentas disponíveis na internet e que podem ajudar na organização dos trabalhos.

Além de facilitar a comunicação, existem aplicativos que colaboram no acompanhamento de cada passo realizado, possibilitando que toda a equipe envolvida possa saber o que está sendo feito e opinar a respeito.

Implante ferramentas de apoio que contribuam para facilitar o desenvolvimento dos trabalhos, tais como:

  • iClips,
  • Trello,
  • Canva,
  • HootSuite.

Crie uma cultura de responsabilidade

A confiança e a responsabilidade são inerentes aos trabalhos realizados em home office, onde, é preciso comprometimento e dedicação para que os resultados sejam alcançados.

Para isso é importante esclarecimentos e o desenvolvimento de uma cultura a esse respeito junto a equipe.

A começar pela legislação que aponta o relacionamento entre empresa e colaboradores, é importante que a equipe remota compreenda os direitos e deveres de cada parte.

Também é interessante o desenvolvimento de um manual com as práticas para o trabalho remoto, estabelecendo regras e limites nas operações.

Lembre-se! É fundamental que cada profissional saiba o que se espera. 

Deve-se fortalecer o grau de responsabilidade de cada um no difícil momento em que se vive, para que todos possam alcançar seus objetivos particulares e a empresa possa cumprir com suas obrigações para com o mercado.

Analise métricas para avaliar o desempenho de cada um

A análise de métricas para a avaliação de desempenho de cada colaborador é essencial nas tarefas com a equipe remota.

No entanto, muito mais do que avaliar se o profissional está conseguindo cumprir com suas obrigações e respondendo com tarefas de qualidade, é considerar que cada pessoa enfrenta o problema da sua maneira e que alguns podem precisar de ajuda.

Portanto, para aqueles que têm dificuldades no desenvolvimento das tarefas remotas, procure orientá-los e ajudá-los, apresentando dicas de como devem desenvolver os seus trabalhos, organizar o tempo e estabelecer limites entre as atividades profissionais e pessoais.

É comum, principalmente no início do trabalho home office, que algumas pessoas misturem as situações e tenham alguma dificuldade em se organizar para produzir adequadamente e com qualidade.

As métricas podem ajudá-los a localizar esses problemas pontuais, que podem ser corrigidos a partir de conversas e estabelecimento de regras que ajudem esses profissionais a se encontrarem na nova realidade.

Mantenha sua equipe unida

Acompanhar uma equipe remota, mais do que qualquer outro, precisa sentir que existe união, companheirismo e integração entre os seus membros da equipe. Portanto, é fundamental o bom relacionamento entre os profissionais, mesmo no trabalho home office.

Como já mencionado no primeiro item dessas dicas, aproxime as pessoas e faça reuniões em que cada um possa apresentar seus sentimentos e percepções.

Crie eventos e atividades que não envolvam o trabalho diário, objetivando integrar a equipe e estabelecer um clima de amizade e união. Isso pode ser feito de diferentes maneiras.

Por exemplo, ter parcerias com empresa de refeições congeladas, crédito no iFood e ginástica laboral online duas vezes por semana.

Também combinar de fazer encontros online para jogar os jogos do momento, bater papo e “jogar conversa fora”, interagir e tenha certeza que vão se divertir muito.

Não deixe o desânimo tomar conta e estabeleça para aqueles que sentem mais os efeitos do problema uma atenção redobrada.

Estimule-os a discutirem as tarefas, colaborarem com ideias e sugestões e apoiarem-se mutuamente e não esqueça que você, como gestor, precisa nesses tempos de dificuldades estar à disposição e incentivar o sucesso da operação.

Agora que você já sabe o que fazer para acompanhar uma equipe remota em sua empresa, continue conosco e leia o post que mostra o “crescimento começa com o líder“!

Pense nisso e boa semana!

Quer saber mais sobre Processos de Coaching ou Mentoring para sua equipe? Saiba mais…


Author

Vagner Molina

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *