mindset ágil Liderança Ágil Educação 4.0

Daily Scrum: o que é e qual seu papel na gestão ágil com Scrum?


Daily Scrum: o que é e qual seu papel na gestão ágil com Scrum?

Descubra o que é Daily Scrum e porque ela tem um papel fundamental no decorrer de um projeto de acordo com as diretrizes do framework Scrum.

Em projetos dinâmicos, em que mudanças acontecem constantemente e o trabalho é feito em pequenos pacotes, é essencial que haja um acompanhamento constante das atividades realizadas.

É aí que entra a Daily Scrum, essencial para o funcionamento do modelo de gestão ágil baseado no framework Scrum.

O que é Daily Scrum?

A cada dia do Sprint a equipe faz uma reunião diária, chamada Daily Scrum. Ela tem como objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado no dia que se inicia.

Considere como uma reunião rápida, com duração máxima de 15 minutos, realizada no início de cada dia de desenvolvimento do Sprint.

Essa reunião diária visa repassar as atividades do dia anterior e planejar o dia de trabalho que se inicia.

É importante que ela seja realizada no mesmo local e na mesma hora, para que se torne natural e o time se acostume.

Falando em time, é o Time de Desenvolvimento que conduz a reunião, e sua presença é obrigatória.

O coração do Scrum: Inspeção e adaptação na Daily Scrum

O Time Scrum de desenvolvimento usa a Daily para inspecionar o avanço da Sprint e buscar os incrementos necessários para que a equipe consiga atingir as metas definidas no Sprint Backlog, é nesta reunião que o time consegue se auto organizar de forma mais produtiva.

Conforme resumiu a Scrum.org a Daily Scrum melhora a comunicação, elimina a necessidade de outras reuniões, identifica e permite a correção imediata dos impedimentos para o desenvolvimento da sprint, destaca e promove a tomada rápida de decisão e melhora o nível de conhecimento da equipe.

A Daily Scrum é basicamente a chave para a inspeção e a adaptação como Cultura Ágil.

Tanto o Product Owner quanto o Scrum Master podem participar da Daily Scrum, mas como ouvintes.

Essa não é uma reunião de cobrança ou status report. Lembre-se de que não há um chefe em um Scrum Team.

Durante a Daily Scrum, todos os membros do time devem responder três perguntas:

  • O que eu fiz desde a última Daily Scrum?

  • O que vou fazer hoje?

  • Quais são os impedimentos que estão me atrapalhando a realizar meu trabalho?

Com as respostas para essas perguntas, a equipe organiza meios de resolver os impedimentos, contando com a ajuda do Scrum Master, que tem como uma de suas funções remover os impedimentos que surgem durante o andamento do projeto e atrapalham o Time de Desenvolvimento.

Assim, a reunião facilita a compreensão de quais atividades cada pessoa está fazendo e em que essa pessoa precisa de ajuda, fortalecendo a unidade dos membros da equipe.

Vale ressaltar que a resolução dos problemas levantados durante a reunião não é feita durante a reunião, mas sim após ela com as pessoas envolvidas.

É bom reforçar que essa reunião acontece todos os dias em que a Sprint está sendo desenvolvida e seu grande objetivo é saber o quão perto da meta do Sprint o Time de Desenvolvimento está.

Ou seja, essa reunião estabelece um plano de ação curto de 24 horas, com as atividades que serão realizadas dentro do dia atual.

Lembre-se sempre! Daily Scrum não é uma reunião para resolver problemas.

Outro ponto a se destacar é que não é necessário esperar pela Daily Scrum para comunicar um impedimento, na verdade isso é recomendado, informar na hora que o identificar.

O objetivo de se comunicar um impedimento durante a reunião é dar visibilidade ao time sobre o que está atrapalhando o trabalho.

Dessa forma, a Daily Scrum é, em essência, uma reunião de planejamento. Por isso, é bom que seja realizada perto do Quadro de Tarefas, para que a atenção seja voltada a essas tarefas, atentando para as prioritárias.

Assim, todos trabalham como uma equipe, dividindo as tarefas e com um único objetivo: alcançar a meta da Sprint.

As 3 principais perguntas do Daily Scrum

Ter em mente as três principais perguntas para a realização da Daily Scrum garante, então, a organização e a agilidade que todos almejam ao implementar a metodologia do Scrum.

E aí, entendeu o que é a Daily Scrum e qual sua a importância para o Scrum?

A Daily Scrum é essencial para que as Sprints sejam conduzidas de forma efetiva e principalmente que tenham suas metas alcançadas.

Pense nisso e boa semana!

Por Vagner Molina e Thiago Gonçalves, Eng. Mecânico pela Universidade Federal de Juiz de Fora.


Author

Vagner Molina

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *