Liderança Carreira

O crescimento começa com o líder


Uma empresa não pode crescer por fora, até seus líderes crescerem por dentro

Muitas vezes, fico surpreso com o dinheiro, energia e marketing que as empresas concentram em áreas que não produzirão crescimento. Panfletos inteligentes e slogans que “pegam” nunca vencerão uma liderança incompetente.

A FORÇA DA ORGANIZAÇÃO

Trabalhei numa empresa com aproximadamente mil colaboradores e estável. Quando chamei minha primeira reunião de pessoal, desenhei uma linha em um quadro e escrevi o número “1.000”. Compartilhei que, embora soubesse que o pessoal pudesse liderar mil pessoas eficazmente, eu não sabia se eles poderiam liderar duas mil pessoas.

Quando os líderes mudassem positivamente, eu sabia que o crescimento se tornaria automático. Primeiro, entretanto, eu tinha que ajudá-los a mudarem a si próprios.

A força de qualquer organização é um resultado direto da força de seus líderes.

  • Líderes fracos = organizações fracas.
  • Líderes fortes = organizações fortes.

  • Tudo se eleva e cai na liderança.

FOCO INTELIGENTE TORNA A LIDERANÇA INTELIGENTE

O que é preciso para focar e ser um líder verdadeiramente eficaz? As chaves são prioridades e concentração. Para focar seu tempo e energia siga estas orientações:

  • Concentre 70% em seus pontos fortes.
    Líderes eficientes que atingem seu potencial dedicam mais tempo concentrando-se no que fazem bem do que naquilo que fazem mal.

  • Concentre 25% em coisas novas. Se você deseja melhorar, deve estar em constante mudança e desenvolvimento. Isso significa adentrar novas áreas. Se você dedica tempo a coisas novas relacionadas a sua área forte, crescerá como líder.

  • Concentre 5% em seus pontos fracos. Ninguém pode deixar de trabalhar totalmente seus pontos fracos. A chave é minimizá­los o máximo possível, e os líderes podem fazê-lo delegando.

ENCORAJE OS PONTOS FORTES DOS OUTROS

Se você começar a tentar ajudar seu pessoal a crescer corrigindo seus pontos fracos, você os desestimulará e sem querer sabotará seu crescimento. Em vez disso, dê sua atenção aos pontos fortes das pessoas. Melhore as habilidades que já existem. Elogie suas qualidades.

Traga à tona seus dons inerentes. Pontos fracos podem esperar, a menos que sejam falhas de caráter. Só depois que você tiver estabelecido um relacionamento forte com a pessoa e ela já tiver começado a crescer e ganhar confiança, você deve abordar pontos fracos. E então eles devem ser abordados gentilmente, e um de cada vez.

Mudar é difícil para a maior parte das pessoas, mas crescer é impossível sem mudança. A maioria das pessoas luta contra as mudanças, especialmente quando isso as afeta pessoalmente. Como afirmou o romancista Leon Tolstoi: “Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si.”

Mudanças são inevitáveis. Todo mundo tem que lidar com mudanças em suas vidas. Por outro lado, o crescimento é opcional. Você pode escolher crescer ou lutar contra ele. Mas saiba disso: pessoas que não estão dispostas a crescer nunca atingirão seu potencial.

Transformar-se de um aprendiz ocasional a alguém dedicado ao crescimento pessoal é difícil. Vai contra a forma como a maior parte das pessoas vive. Ao receber seu diploma, a maior parte das pessoas comemora confessando a si próprio: “Graças a Deus acabou. Chega de estudar.” Mas esse tipo de pensamento não eleva você mais do que à média.

ESTA SEMANA: Reflita em quem você é e encare suas falhas. Se você se dedicar ao crescimento hoje, pode atingir seu potencial amanhã. Lembre-se, para mudar o seu mundo, primeiro você deve mudar a si. Para fazer isso:

1. Enxergue-se claramente.
2. Admita seus defeitos honestamente.
3. Descubra seus pontos fortes com alegria.
4. Desenvolva esses pontos fortes com paixão.

A PROMESSA DE UM LÍDER À EQUIPE

Eu aumentarei minhas habilidades continuamente para servir melhor nossa equipe e nossos clientes.
Pense nisso e boa semana!

Author

admin

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Programa CML

Preencha e receba no seu email a Apresentação completa do Programa Coaching, Mentoring e Liderança By “O Monge e o Executivo”