fbpx
Abundância: uma ajuda generosa
28/02/2018
Deixe um legado de liderança
04/03/2018
Exibir tudo

Procure o líder no íntimo da pessoa


Não há futuro em nenhum cargo. O futuro está na pessoa que ocupa o cargo. É preciso que haja um líder com visão para ver o futuro líder no íntimo da pessoa. Michelangelo, quan­do questionado sobre sua obra-prima Davi, respondeu que a escultura sempre existira dentro da pedra. Ele simplesmente esculpira a pedra. Os líderes devem ter o mesmo tipo de visão quando veem potenciais líderes.

Entre algumas das qualidades que se devem procurar em uma pessoa estão as seguintes:

POSITIVIDADEA habilidade de trabalhar com pessoas e ver as pessoas e as situações de maneira positiva.
SERVENTIAA disposição de submeter-se. cooperar e seguir o líder.
POTENCIAL PARA CRESCERUm desejo de crescer e desenvolver-se como pessoa; a habilidade de continuar a crescer à medida que o trabalho se expande.
ACOMPANHAMENTOA determinação de ver todo o trabalho feito com consistência.
LEALDADEA disposição de colocar sempre o líder e a organização acima dos desejos pessoais.
RESILIÊNCIAA habilidade de recuperar-se quando surgirem problemas.
INTEGRIDADEProbidade(retidão ou integridade de caráter; honestidade; honradez) e caráter sólido; palavras e conduta consistentes.
MENTALIDADE DA “SITUAÇÃO COMO UM TODO”A habilidade de ver a organização como um todo e todas as suas necessidades.
DISCIPLINAA disposição de fazer o que é necessário, independentemente da disposição pessoal.
GRATIDÃOUma atitude de gratidão que passa a ser um modo de vida.

Ao procurar essas características em uma pessoa, o líder deve imitar os garimpeiros. Eles sempre estão à procura de possíveis minas de ouro. Cada montanha é uma possível oportunidade de se verem ricos. Quando encontram indícios de minério, começam a cavar.

Se você, como líder, procura e encontra indícios de ouro em seu pessoal, comece a cavar. Você descobrirá a fonte!

DÊ ÊNFASE NA PRODUÇÃO, E NÃO NA POSIÇÃO OU TÍTULO

Organizações que dão muita ênfase em títulos e posição estão ensinando seus funcionários a fazer o mesmo.

Fun­cionários neste tipo de ambiente, podem muitas vezes ficar preocupados em subir a escada para a próxima posição ou em receber um título que pareça ser mais importante. Quando este é o caso, os títulos valem pouco. Um título elevado não ajuda aquele cuja produção é ineficiente. Um título modesto não é obstáculo para um super produtor. A posição, como um título, também não faz um líder.

Em Developing the Leader Within You (Você nasceu para liderar), John Maxwell descreve os cinco níveis de liderança: posição, permis­são, produção, desenvolvimento do pessoal e personalidade.

Posição é o nível mais baixo. A influência de uma pessoa que fica em sua posição nunca passará da descrição de seu cargo.

O tempo de serviço, por si só, também não ajuda muito. Uma pesquisa realizada recentemente perguntou-se aos executivos e diretores de recursos humanos, quais eram os fatores que exerciam mais influência na avaliação de um funcionário a ser promovido.

Os resultados: 66% citaram realizações específicas, 47% citaram hábitos de trabalho e desempenho geral, e apenas 4% citaram o tempo de serviço como sendo importante. Tempo de serviço não substitui a pro­dução no serviço.

Em uma organização que dá ênfase à produção, atenção e energia são dadas à realização do trabalho e ao bom desempe­nho. Há uma atmosfera de equipe, e a realização da missão da organização é o objetivo . Este é o tipo de clima em que surgem líderes.

Como disse Charles Wilson, presidente da General Electric: “Não importa o tamanho da garrafa, a espuma sempre vai para cima.”

LIDERE(E NÃO GERENCIE) COM VISÃO

Uma parte importante da liderança implica em apresentar uma visão. Alguns líderes se esquecem de apresentar uma visão porque ficam envolvidos com a gerência. Os verdadeiros líderes reconhecem a diferença entre líderes e gerentes.

Gerentes são mantenedores que têm a tendência de recorrer a sistemas e con­troles. Líderes são inovadores e criadores que recorrem a pessoas. Ideias criativas tornam-se realidade quando pessoas que estão em posição de agir compreendem a visão de seu líder inovador.

Uma visão eficiente oferece orientação. Dá direção para uma organização … a direção que não pode resultar, com efi­ciência, de regras e regulamentos, manuais de políticas da empresa e gráficos organizacionais. A verdadeira direção para uma organização nasce de uma visão.

Começa quando o líder a aceita. Ganha aceitação quando o líder a apresenta. E torna-se uma realidade quando as pessoas respondem a ela.

FAÇA COISAS GRANDES

Quase tudo que um líder faz depende do tipo de visão que ele tem. Se sua visão for pequena, seus resultados e seus seguido­res também serão pequenos. Um oficial francês de alto escalão, que entendia esse conceito, certa vez o expressou desta forma ao dirigir-se a Winston Churchil “Se estiver fazendo coisas grandes, você atrairá homens grandes. Se estiver fazendo coisas pequenas, você atrairá homens pequenos. Homens pequenos, em geral, cau­sam problemas.”Uma visão eficiente atrai vencedores.

Quase sempre as pessoas limitam seu próprio potencial.
Elas pensam pequeno. Têm medo de assumir riscos. Pessoas que não estão dispostas a ir além de seus limites não podem crescer. Como diz o escritor Henry Drummond: “A menos que se comprometa a fazer mais do que é capaz de fazer, o homem jamais fará tudo o que pode fazer.”

Developing the leaders around you(Desenvolvendo líderes a sua volta)
John Maxwell

ESTA SEMANA: Você sabe distinguir onde estão os potenciais líderes? Quem você está esculpindo? Já avaliou se você realmente lidera ou gerencia? Você tem medo de assumir riscos? Como líder está disposto ir além dos seus limites?

Pense nisso e boa semana?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Monge e o Executivo
WhatsApp chat