Carreira Coaching

Sem um plano, você não cresce para lugar nenhum


O crescimento pessoal não acontece por acaso. Não é um processo automático. Se você quiser garantir o crescimento, então precisa de um plano, algo estratégico, específico e programado.

Palestrante motivacional Earl Nightingale disse:

“Se uma pessoa vai gastar uma hora por dia sobre o mesmo assunto durante cinco anos, essa pessoa se tornará um especialista sobre o assunto.” Isso não é incrível? Isso mostra o quanto somos capazes de ir longe quando temos a disciplina para fazer do crescimento, uma prática diária.

Um plano para o crescimento requer que você

1) Separe um tempo para crescer.

Por 15 a 20 anos, dependendo do tempo que ficar na escola, o sistema educacional nos desafia a aprender. No entanto, após a formatura, muitas pessoas quase nunca leem um livro. Indo para o próximo nível em sua carreira exige que você assuma a responsabilidade de continuar o seu crescimento pessoal.

O segredo para o sucesso é determinado por sua agenda diária. Você nunca mudará sua vida até que mude alguma coisa que faz diariamente. Seja prático sobre crescimento pessoal, literalmente colocando em seu calendário. Nunca confie em entusiasmo para substituir a disciplina rigorosa e um plano detalhado. Muitas vezes, ficamos até sensacionalistas para aprender algo novo, e depois abandonar rapidamente o projeto assim que o nosso entusiasmo inicial desaparece. Para sustentar o crescimento, é preciso programá-lo.

2) Identificar as suas áreas de crescimento.

Escolha crescer nas áreas de seus pontos fortes, e não nas áreas de sua fraqueza. Fazendo este compromisso obriga-nos a nadar contra a corrente cultural dominante. Somos ensinados a ser bem assertivos e melhorar os nossos pontos fracos. No entanto, em muitas áreas da vida, nós naturalmente executamos de um forma nada consistente. A realidade é que as pessoas não pagam paramédia”. Ninguém fica animado para jantar fora em um restaurante “médio”, para passar duas horas assistindo a um filme demédia”, ou contratar alguém com habilidade “média”.

O sucesso vem quando identificamos nossos talentos naturais, e, em seguida, trabalhar com afinco para desenvolvê-los em habilidades extraordinárias. Concentre-se em afinar seus pontos fortes, e subir de acima da média para excelente em uma área, em vez de escorar suas fraquezas.

3) Encontre recursos em sua área de crescimento.

Recentemente estive na cidade de Campos do Jordão e um dos pontos altos da cidade é na estação do inverno. É bem comum, principalmente a noite por exemplo, nos restaurantes se aproximarem dos fogareiros portáteis e tem sempre alguém para agitar as brasas e manter o fogo quente. Da mesma forma, ficar perto de pessoas apaixonadas que despertam sua curiosidade e vão desafiar o seu pensamento e inspirá-lo a crescer.

Além de encontrar pessoas que irão estimular o seu crescimento, uma prática grandiosa é rastrear diversos conteúdos e arquivá-los para referência e estudos futuros. Observe que os verdadeiros líderes, por exemplo, são leitores. Eles tem fome de conhecimentos e quando se deparam com algo que o ajude a desenvolver-se mais, eles têm um sistema para armazená-lo para uso eventual.

4) Aplique o que você aprendeu.

Todo o exercício de buscar o conhecimento é inútil a menos que você encontre uma maneira de aplicar o que aprendeu. Uma prática útil é seguir a “Regra das 24 horas”. Toda vez que tenha aprendido alguma coisa significativa, compartilhe a lição com outra pessoa dentro de 24 horas. Se você não praticar ou passar adiante o que aprendeu, então ele não vai se tornar parte de sua vida e você vai perdê-lo.

Questões a considerar

O crescimento é o grande separador de aqueles que têm sucesso e aqueles que não o fazem. Considere as seguintes perguntas:

  • Quando você está crescendo?
  • Em que áreas você está crescendo?
  • Quem está ajudando você a crescer?
  • Como você está aplicando o que você aprendeu?

Se você não tem uma resposta sólida para uma ou mais destas perguntas, em seguida, desprenda um bom tempo desenvolvendo um plano mais direto e intencional visando o seu crescimento pessoal.

Adaptação de Leadership Wired
John Maxwell

Pense nisso e boa semana!


Author

admin

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *