fbpx
Deixe um legado de liderança
04/03/2018
Série Qualidades de um líder – # 2 – Um líder deve estar disposto a assumir responsabilidades.
12/12/2017
Exibir tudo

Série Qualidades de um líder – # 1 – Um líder deve ter uma visão e ser capaz de alcançá-la.


A visão é a qualidade primária e mais importante para um líder possuir. É a luz que ilumina sua estrada para que ele não se perca ao longo da viagem.

É o senso de direção que o atrai. Um líder sem uma visão é como um viajante que não tem nenhuma direção para onde ele está indo.

Jeff Earlywine, um autor famoso, compara visão com a pesca. Ele faz essa comparação porque esse hobby é o maior amor que começou quando criança. Esse amor, segundo ele, se desenvolveu rapidamente porque sua família possuía uma pequena loja de iscas localizada perto de Toledo Bend Lake, em Louisiana. Toledo Bend é conhecida pela grande quantidade de “crappies”, peixe de água doce, uma espécie de “carpa”.

Ele logo descobriu que há muito mais envolvimento na pesca do que apenas pegar peixes. Aprender a preparar a “ceva” para atrair os peixes em um local coberto de árvores tem de ter uma grande habilidade. No entanto, isso é apenas o começo, você tem que aprender a fazer a “ceva” ou arremessar a isca de tal forma a se tornar atrativa e com aquele “olhar irresistível” para os peixes que um ataque é inevitável.

Lançar uma visão para a sua organização funciona muito da mesma maneira – a visão deve ser eficaz, útil e factível para que o sucesso seria fácil de “pegar” e ser aceito. É o processo de partida que, quando bem feito, leva a uma realização brilhante.

Portanto, para ser um líder, você deve ter uma visão. Esta visão tem de ser a a mesma direção que os seus comandados irão percorrer levando-o a liderar e conduzir o caminho para eles. Sem uma visão clara do que você quer fazer e onde você quer ir, você simplesmente não pode esperar que nada aconteça.

Trazendo essa visão em você

Para desenvolver uma visão, olhe dentro de si mesmo, Saiba que esta visão vem do eu interior. Assim, você não pode dizer que é difícil, pois cada um tem o seu “molde” e personalidade e assim consegue extrair uma visão para si mesmo e para seus liderados.

Visão não vem na forma de “estalar os dedos”, ou de repente como alguns truques mágicos e que algumas pessoas parecem acreditar. Cresce a partir das experiências passadas do líder e da história das pessoas ao seu redor. Desenhe seus talentos, sonhos e desejos. Olhe para a sua missão, se você tiver uma.
Quando você finalmente tiver essa visão que é indispensável para sua liderança, lance efetivamente. É aqui que sua liderança começa.

Lançar sua visão envolve cinco passos:

1. Ouça. Desde que a visão comece dentro de você, escute e sinta o que sua mente e coração querem realmente. O que agita seu coração? O que move seu coração? Qual é o seu maior desejo? Sobre o que você sonha? Se o que você deseja perseguir realmente não vier das profundezas do seu interior, será muito difícil, se não impossível, alcançá-lo.

Por outro lado, no cumprimento de uma visão maior, você precisa de uma boa equipe para apoiá-lo. Ninguém pode realizar grandes coisas sozinho. Daí, ouça bons conselhos de uma pessoa que tem mais experiências do que você em liderança, para isso, encontre um mentor, procure ajuda ocasionalmente. Nada está errado em pedir orientação, mesmo os líderes precisam ser ensinados a aprender. Por último, você não deve encontrar-se confinado dentro de suas capacidades limitadas. Uma visão verdadeiramente valiosa deve ser associada à fé.

2. Prepare sua mente. O processo de lançar uma visão começa com você, o líder. Como mencionado anteriormente, a visão da sua organização começa em sua mente e coração. É algo que você pode sentir, provar, ver, ouvir e tocar com sua alma. Sua visão deve ser maior do que suas memórias passadas, erros e realizações.

Se você tem uma visão em mente, saberá o que apontar e nunca vai se perder ao longo da jornada. A insatisfação e o desânimo não são causados ​​pela ausência de prática, mas pela ausência de visão. Warren Bennis, autor do The Leadership Institute, disse: “Liderança é a capacidade de traduzir a visão em realidade”.

A melhor maneira de sua visão tornar-se clara em sua mente e coração é recuar para um lugar calmo e tranquilo – em algum lugar que permitirá que sua mente a pensar criativamente e cristalizar a visão.

3. Faça perguntas. Impulsione seus liderados a perguntas que provocam o pensamento que irão ajudá-los a ver a visão e o sonho em seu coração, e começar a adquirir essa visão. Suas perguntas podem ser como:
– Precisamos fazer algo para que a nossa equipe execute melhores trabalhos?
– Que ações devem ser tomadas para aumentar nossas vendas e/ou rendimentos?
– Que mudanças precisam ser feitas para garantir que atingimos nossos objetivos?

4. Identificar o problema. Durante esta etapa, discuta com sua equipe os desafios apresentados através das respostas e agir diretamente com foco na solução, por exemplo, porque as vendas não estão alcançando objetivos pré determinados, porque os clientes não estão retornando, ou porque as famílias estão sofrendo na sua comunidade. Estar ciente do real problema o levará a saber que medidas necessárias têm de ser tomadas. A superação desses desafios colocará a organização colocará a organização no caminho para a realização de seus objetivos e sua visão.

5. Vá para uma solução. O último passo neste processo é determinar a solução para os desafios acima. Este é o lugar onde você compartilha a visão do seu coração e obter as opiniões de sua equipe de liderança. Todos devem estar convencidos de que a solução ajudará a organização a realizar sua visão.

Pense nisso e boa semana!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Monge e o Executivo
WhatsApp chat