fbpx
Série Qualidades de um líder – # 1 – Um líder deve ter uma visão e ser capaz de alcançá-la.
07/12/2017
Série Qualidades de um líder – # 3 – Um líder deve ter força de caráter.
20/12/2017
Exibir tudo

Série Qualidades de um líder – # 2 – Um líder deve estar disposto a assumir responsabilidades.


Com certeza você lembra do super herói – Homem Aranha, certo? O avô de Peter Parker, diz uma frase bem interessante: “Com grande poder vem grande responsabilidade “.

A sociedade espera que um super-herói, um quadrinho, ou TV seja responsável por salvar a sua cidade, ou mesmo o mundo, em alguns casos, do mal, porque ele tem super poderes . A expectativa é sempre que em todos os episódios em que ele aparece, ele nunca nos decepciona. Com o poder ele possui, se certifica de ser responsável em usá-lo para o bem das pessoas ao seu redor.

A liderança não é nada diferente de ser super-heróis. Sim, você pode não ter super poderes como Superman e Homem Aranha, mas você tem a autoridade para levar outras pessoas para o sucesso. Isto é muito maior e mais forte, uma vez que é o poder que pode ser usado por pessoas reais neste mundo real, assim, ser um líder exige grande senso de responsabilidade. E esta é a segunda qualidade de um líder bem sucedido.

Deve “atingir” o poder de levar o seu povo(liderados, familiares) a ter a sua visão vem com responsabilidades, como certificar-se de que estão na direção correta, estar cientes de cada tarefa, assim como os erros, e colocá-los de volta no caminho certo quando se perderem.

Quem disse que é fácil ser um líder? Bem, não é … Vem com toneladas de responsabilidades. A verdade é que  líderes devem estar dispostos a aceitar a todos.
Há casos em que às vezes nos faz sentir melhor culpar alguém quando algo dá errado em uma tarefa. No entanto, isso não deve ser praticado(por ninguém!), especialmente por um verdadeiro líder! Um líder deve assumir toda a responsabilidade de uma tarefa, não apenas antes de aceitá-la, mas também após ser realizada. Tanto quanto ele é responsável pelo sucesso de sua equipe, ele também deve ser responsável por qualquer falha. Ele representa toda a equipe assim o que quer que aconteça, ele é o único responsável.

Dar desculpas, culpar algo ou alguém por trabalhos fracassados ​​não é qualidade de um bom líder. O que ele deveria fazer, em vez disso, é aceitar o fato de que algo deu errado, mesmo que não seja culpa dele. É normal cometer erros. Na verdade, os erros são oportunidades para aprender algo melhor e como líder, ele deve assegurar que aos membros da equipe que estes erros não serão repetidos na próxima vez.

Você pode não ter controle total sobre outras pessoas e não se espera que elas tenham total controle sobre suas ações, mas você tem total controle de suas próprias reações, sabendo o que fazer em situações inesperadas e imprevisíveis fará você responsável, daí dando-lhe a sensação de “poder”, mas, prefiro dizer “autoridade”.

Às vezes, nunca obtemos liderança e confiança das pessoas mais autoritárias do que nós – porque, segundo eles, não somos apenas “suficientemente responsáveis”. Afinal, qual é a medida de ser “Responsável o suficiente”?

Abaixo está uma lista de passos sobre como extrair a responsabilidade dos nossos “reservatórios”:

1. Desenvolver a auto-consciência.

Como líder, você deve conhecer seus próprios pontos fortes e fracos para poder ver o seu comportamento de forma objetiva. Além disso, reconheça deficiências, abrir-se também para feedbacks e fazer alterações ou mudanças quando necessário. Quando você está consciente de si mesmo e de sua personalidade como um todo, você saberá quais tarefas deve se envolver e quais situações principalmente, que sente que não ser capaz de lidar.

O Dr. Gerald Bell, consultor de negócios e professor da Universidade da Carolina do Norte, nos aconselha sobre como expandir nosso autoconhecimento, ele diz:

“Estude-se de perto, pratique técnicas de auto-avaliação para aprender como você se comporta e os efeitos que você tem em outros. Peça aos outros suas opiniões ou críticas e o que você pode fazer para se tornar um líder melhor”, coloque em prática o exercício diário da humildade.

2. Não equiparar a responsabilidade com a preocupação.

Quando ouvimos a palavra responsabilidade, muitas vezes pensamos, “outra tarefa, outro problema!” No entanto, a responsabilidade é mais do que se preocupar com as coisas que nos foram dadas para trabalhar.

Considere esta pequena história:

Uma noite, no final do segundo turno, um funcionário saindo da fábrica, como chefe de operações, ele tinha começado seu dia de trabalho no primeiro turno. O porteiro disse: “Sr. Alves, eu certamente gostaria de ter seu salário, mas eu não quero a sua preocupação. ”
O porteiro equiparava responsabilidade e preocupação. Talvez, o Sr. Alves não goste de levar trabalho do escritório para casa, mas o faz constantemente. Considere que isto não seja razoável, especialmente se você quiser tornar-se um líder eficaz.
Digamos que o vice-presidente de uma empresa de prestígio e o porteiro tenham o mesmo salário. Quem você gostaria de ser? A responsabilidade não deve intimidá-lo, porque a alegria da realização e o sentimento de ajudar outras pessoas – é o que a liderança faz e exige de você.

3. Assuma riscos.

Os líderes eficazes têm a coragem de agir em situações em que o sucesso está incerto, eles estão dispostos a arriscar até mesmo o fracasso. Ao fazer isso, você sempre tem que estar preparado, analise a situação e suas opções, liste os prós e os contras de cada opção. E, em seguida, atribua a cada escolha uma classificação de fator de risco de 1 a 5. Em seguida, a probabilidade de que cada resultado ocorra. Isso ajudará você a saber quanto de risco você está dispostos a assumir, além disso, não espere perfeição. Ninguém é perfeito. Na verdade, os líderes crescem e se desenvolvem também cometendo erros, isto faz parte de um rico aprendizado!

4. Esteja pronto para admitir seus erros.

Todo mundo comete erros, é normal, mas evitar desculpas e culpar os outros por algo que você fez de errado é inadmissível. Admitir seus erros e falhas vão mesmo contribuir para fazer as pessoas respeitá-lo mais e a você especialmente ser fiel e verdadeiro consigo mesmo, e convenhamos, isto não tem preço.

Pense nisso e boa semana!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Monge e o Executivo
WhatsApp chat