fbpx
Série Qualidades de um líder – # 2 – Um líder deve estar disposto a assumir responsabilidades.
12/12/2017
Série Qualidades de um líder – # 4 – Um líder deve ter habilidades de comunicação eficaz.
03/01/2018
Exibir tudo

Série Qualidades de um líder – # 3 – Um líder deve ter força de caráter.


Creio que a maioria dos meus leitores sabe da minha admiração por John Maxwell, sendo umas das referências como um autêntico líder servidor, treinador e autor de inúmeros livros.

De acordo com John C. Maxwell, e sou plenamente de acordo, ele cita no seu livro Leadership 101 and Developing the Leaders around You,  a primeira coisa a procurar em qualquer tipo de líder ou líder em potencial é a força de caráter. Ele diz: “Não encontro nada mais importante do que esta qualidade”, e eu concordo plenamente com ele.

Primeiro, precisamos definir o caráter. D. L. Moody disse: “Caráter é o que você é quando está no escuro.” O que Moody quer dizer, é o que você realmente é quando ninguém está olhando, sem encobrir nada, mas que você permita que os outros vejam. O caráter é o que guia das suas ações e produz ou reflete as palavras que você fala.

O caráter é a sua identidade única, a sua personalidade, a soma total das suas características individuais. Caráter pode ser bom ou ruim. Força de caráter refere-se ao caráter forte e bom.

Uma pessoa com caráter forte é alguém que representa o que é certo, que tem a “espinha dorsal” para expressar e viver suas convicções.

Mas quais são as qualidades que compõem o bom caráter? Estes incluem honestidade, integridade, devoção, auto-disciplina, determinação, confiabilidade, perseverança, conscienciosidade, paciência e forte trabalho ético. Uma pessoa com o caráter correto faz o que ele diz, e diz o que ele faz. Tem também uma reputação sólida, respeita a si mesmo, sua família e sua nação.

Como não há pessoa perfeita no mundo, todos nós somos falhos em algumas qualidades mencionadas acima, e isto não deve ser ignorado, de acordo com Maxwell, falhas de caráter sério acabará por fazer um Líder ineficaz. Assim, se você observar qualquer uma das seguintes características e comportamentos abaixo, você pode estar perdendo seu potencial para ser um líder eficaz:

  1. Não ser capaz de fazer as tarefas que lhe foram dadas;
  2. Obrigações anuladas ou canceladas e promessas quebradas;
  3. Não assumir a responsabilidade por suas ações;
  4. Não cumprir os prazos e ainda arrumar toneladas de desculpas;
  5. Ser demasiado ao não aceitar as críticas e comentários;

Comece imediatamente a tomar o controle das suas ações e desenvolver a força certa de caráter. Falhas não podem ser alteradas durante a noite, elas podem serem alteradas através de prática e atitude, ou seja, com mudança de comportamento em direção ao que é certo.

Sendo o líder, você deve ser aquele com o caráter forte que influencia seus colaboradores, amigos e familiares a terem prazer em segui-lo.

Algumas dicas e considerações importantes:

  1. Acredite em si mesmo. 

    Antes de esperar que alguém acredite em você, seja o primeiro pessoa a acreditar em quem você é e no que pode fazer. Olhe e veja você mesmo a forma como quer que os outros te vejam. Se você quer que os outros o respeitem, aprenda a respeitar a si mesmo. Se você quer que os outros te amem, ame a si mesmo primeiro. Concentre-se nas coisas que você faz bem e tente desenvolver aqueles que ainda não é.

  2. Construa ações diretas através da prática.

    Comece pelo simples, a prática leva à perfeição. Mesmo que se você considere difícil ou ainda se sinta impotente, é necessário observar e desenvolver uma qualidade que você realmente reconheça que nunca teve. Isto pode ajudar constantemente a lidar ou envolver-se em situações nas quais anteriormente você não estava preparado. É necessário observar essa qualidade, você acabará por perceber, mesmo que seja  lentamente alcançando isto.  Por exemplo, se você sabe que falta paciência (já que a paciência é necessária para fortalecer seus relacionamentos) então saiba que precisa desenvolvê-la no trânsito caótico, longas filas, ou ainda, esperando para ser servido em restaurantes, etc.

  3. Desenvolver a resistência mental.

    Ninguém pode liderar sem receber críticas ou sem enfrentar desencorajamento de outras pessoas. Um líder em potencial precisa de resistência mental para situações ameaçadoras. Um líder obstinado vê as coisas como elas são e sabe como ajustar quando necessário. Peça para que as pessoas as quais você lidera para criticar seu trabalho constantemente. Quer saber quem você realmente é ou que se tornou como pessoa? Que tal perguntar para sua esposa ou seu marido, seus filhos, seus pais, irmãos? Todas as vezes que solicito isto, por exemplo, nas sessões de coaching que realizo com meus clientes, cada vez mais eles se “espantam” ou “assustam” com as respostas das pessoas próximas.
    Aprenda a tratar as críticas como construtivas, reconhecer e aprender com os erros. Nunca seja disperso ou negar-se a olhar de frente para estes detalhes.

  4. Siga os exemplos corretos.

    Mesmo os líderes precisam de um modelo. Conhecer pessoas com forte qualidades, fazer amigos e se “misturar” com eles tenha certeza que o fará uma pessoa melhor, um líder melhor. Quando você escolheu uma pessoa que possui algo que você sempre quis ter, vai querer segui-lo para ser como ele, tenha certeza que isto não é vergonhoso, mas sim um ato de reconhecimento e principalmente de humildade.

  5. Integridade.

    Os líderes devem possuir qualidades como honestidade e confiabilidade antes que os outros os sigam. Warren Bennis afirma: Qualidades que estabelecem confiança são competência, constância, carinho, franqueza e congruência, que ele define como autenticidade, confiabilidade e sentir-se confortável e equilibrado consigo mesmo.
    Para aprender a avaliar sua integridade, busque ativamente o feedback de outras pessoas, São amigos, colegas de trabalho e empregados que podem ajudá-lo a determinar sua atitude, assim como conhecer se seus valores e senso de responsabilidade coincidem com as suas próprias expectativas.

Pense nisso e boa semana!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Monge e o Executivo
WhatsApp chat