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Série Qualidades de um líder – # 4 – Um líder deve ter habilidades de comunicação eficaz.


A comunicação é a chave para a compreensão de qualquer assunto ou mais entre duas partes. Um líder eficiente deve desenvolver esta habilidade de comunicação eficaz.

O presidente Gerald Ford disse: “Nada na vida é mais importante do que a capacidade de comunicar-se eficazmente”. Isto porque, sem a capacidade de comunicar, um líder não terá como expandir a sua visão e chamar o “seu povo” para agir sobre essa visão. Basta imaginar como um grupo de pessoas poderiam tomar uma decisão se o seu líder não pode sequer direcionar o fluxo das conversas.

Em muitos aspectos, a comunicação eficaz começa com o respeito mútuo. Deve trazer para fora inspirações, incentivos, ou instruções, de tal forma que as pessoas façam o seu melhor. Quando você trata as pessoas respeitosamente, não sendo rude, como consequência, inicia-se uma cooperação com entusiasmo. Os indivíduos respeitados vão trabalhar entusiasticamente para se tornarem melhores e querer fazer mais e mais para o bem de todos na organização.

Caso contrário, eles podem estar trabalhando apenas para manter seus empregos, mas não realmente com os melhores esforços. As pessoas podem realizar o trabalho para manter seus empregos simplesmente como dever e responsabilidade. No entanto, o amor e incentivo permitem que as pessoas façam trabalhos notáveis. Quando você se comunica com pessoas que você realmente gosta e respeita com coerência, você estabelece relacionamento e confiança e isso fará uma grande diferença.

Comunicação não é necessariamente uma habilidade fácil de aprender, mas é necessário, começando por aprender a ouvir. Com respeito pela “escuta”, você vai aprender coisas que podem fazer uma grande diferença. Lembre-se: Consistência e desempenho são a chave para a excelência.

Aprendi com John Maxwell que “Quanto mais rápido você fala, menos as pessoas vão compreendê-lo”. Ele diz: Leve isso para o coração: “E foi o que fiz.”

Além  de falar pausadamente, aqui estão outras maneiras para desenvolver habilidades de comunicação eficaz:

1. Discutir, não discuta.

A finalidade de ter conversas entre você e outras pessoas é a troca dos pontos de vista e informações, e saber o que eles pensam sobre determinados temas ou assuntos. O bom líder explica calmamente e nunca é “afetado” por qualquer estresse que possa surgir.

2. Concentre-se no “alto-falante”.

Aquele que tende a concentrar-se principalmente sobre si mesmo e sua própria opinião nunca será um comunicador eficaz. Para ser um bom comunicador, é necessário dar foco nas respostas das pessoas com quem está falando. Dica: Não somente o verbal, mas aprenda a ler os sinais não-verbais.

3. Aprenda a ouvir.

Um modelo de sucesso nos diz que o maior desafio na comunicação é permitir que outros possam falar através de “suas mentes”. Durante este tempo, o que você deve fazer é ouvir atentamente o que eles têm a dizer.

4. Desenvolver o contato visual durante a comunicação.

Fazer contato visual e ou falar com as pessoas que estão falando com você mostra integridade e convicção. Mostre-lhes que através de tal gesto que você está interessado e disposto a continuar a conversa.

5. Nunca se esqueça de sorrir.

Especialistas dizem que para franzir a testa, 47 músculos se movem, mas somente 17 para sorrir. Além de menos esforço, sorrir é um sinal de abertura das linhas de comunicação e acolhimento de outras pessoas para participar da conversa. Lembra John Maxwell: “Um sorriso supera barreiras de comunicação inumeráveis, cruzando os limites da cultura, raça, idade, classe, gênero, educação e status econômico.

Pense nisso e boa semana!

 


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