fbpx
Série Qualidades de um líder – # 5 – Um líder deve ter uma atitude positiva.
08/01/2018
Série Qualidades de um líder – # 7 – Um líder deve ser disciplinado
27/11/2018
Exibir tudo

Série Qualidades de um líder – # 6 – Um líder deve ser influente


O trabalho de um verdadeiro líder é levar sua equipe a um objetivo de sucesso. Ele simplesmente não pode fazer isso se não tem influência sobre eles, ou seja, sem influência, ele não pode fazer outras pessoas fazerem o que ele deseja.

Uma criança comum pode influenciar seus pais a comprar-lhe um novo brinquedo. Seus pais, por outro lado, pode influenciar seu filho a fazer suas atribuições antes de jogar. Os estudantes podem influenciar professores para passar no exame no dia 5, em vez do primeiro dia do mês. Seu vizinho pode influenciá-lo a comprar uma determinada marca de sabonete diferente da que você usa normalmente. Em outras palavras, qualquer pessoa pode influenciar outras pessoas, sejam elas crianças, estudantes, professores, pais, vizinhos ou seus colegas de trabalho. Nossa sociedade está girando em torno de influências.

Então, o que faz com que você seja “dispensado” de ser influente quando é o chefe, o líder, ou o único que todo mundo olha para cima? Na verdade, você deveria ser mais influente do que qualquer outro, porque você está levando as pessoas a alcançar um objetivo comum. Eles precisam da sua influência!

A maioria das pessoas faz o trabalho porque precisa. Eles realizam em “troca” de um salário, no entanto, se essas pessoas estão com um líder que tem uma influência efetiva, fazem seu trabalho porque querem, são capazes de aprender como fazer isso, sabem que é para a realização dos objetivos da equipe, não simplesmente ter em mente o salário que recebem. As pessoas seguirão as instruções do seu líder de bom grado e com confiança, mesmo sem qualquer incentivo material.

Liderança não é ter o direito de ficar na frente do seu pessoal, mas sobre ser a pessoa que eles obedecerão com prazer.

Como líder, você deve saber onde sua jornada termina … porque todo seguidor vai atrás de um líder que sabe onde ele está indo. Caso contrário, é apenas uma perda de tempo. Se você quiser tornar-se um líder influente, as seguintes técnicas são essenciais:

1. Avalie seu pessoal.

Um líder deve conhecer muito bem seu time e desenvolver o nível de influência que precisa ter sobre eles. Para isso, observe o potencial do time, descubra seus pontos fortes e fraquezas. Desenvolva o que eles têm de melhor, e fique atento no que necessitam. Fatores para desenvolver habilidades, formação educacional, conhecimento, sonhos e desejos, quanto mais informações o líder reúne, mais claramente entende como influenciar cada um dos membros da equipe.

2. Mova-os com suas palavras.

Um grande líder sabe se comunicar com sua equipe efetivamente e observar até mesmo os sinais não verbais que podem ajudá-lo a determinar os movimentos que sejam mais influentes.

3. Tenha coragem.

Um líder deve ser corajoso. Ele deve estar preparado para ir onde os outros não ousam, toma decisões difíceis em face da oposição e aceita a responsabilidade por essas decisões. Quem segue olhe para o seu líder tomando as decisões necessárias, não querem que seu líder hesite entre opções. Se estiver indeciso, logo perderá a fé em si mesmo e sentirá que a empresa está à deriva, sem rumo. Eles querem alguém para liderá-los, alguém que assuma total responsabilidade pela decisões exigidas.

4. Desenvolver o respeito entre pares.

O respeito entre pares envolve caráter e personalidade entre o líder e sua equipe. Trammell Crow, um dos corretores de imóveis mais bem-sucedidos do mundo, disse que ele procura associados que desejam ser bem-sucedidos. Ele disse: “É duro o suficiente ter sucesso quando todo mundo quer que você tenha sucesso. Pessoas que não querem que você tenha sucesso são como pesos em seus tênis de corrida. “Por outro lado, Maxey Jarmen, também campeão de vendas, costumava dizer: “Não é importante pessoas como você, é importante que eles respeitem você, eles podem gostar de você mas não te seguir, mas se te respeitarem, te seguirão, mesmo que não gostem você.”

5. Capacitar.

Um líder eficaz define objetivos claros para os membros de sua equipe. Segundo o General George S. Patton, da Segunda Guerra Mundial, disse: “Não diga às pessoas como fazer as coisas. Diga-lhes o que fazer e deixe que sejam surpreendidos com os resultados.”

6. Mostre entusiasmo e confiança na equipe.

As pessoas querem ser motivadas, motivação começa com energia positiva e compromisso. Seus males pessoais e pressões corporativas não são importantes para seus funcionários. Eles estão preocupados com eles mesmos. Não importa se é bom ou mau, por vezes é necessário expressar uma atitude positiva e enérgica.

7. Reaja e responda.

Como você vê o seu pessoal trabalhando? Você fornece ocasionalmente feedbacks construtivos sobre o que estão fazendo. Nunca esqueça que eles precisam ser guiados, treinados e ensinados regularmente para manter eficiência. Fale com eles pessoalmente, um por um. Evitar embaraçar qualquer um deles, por exemplo, dizer na frente da equipe o que um membro fez de errado.

Pense nisso e boa semana!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Monge e o Executivo
WhatsApp chat