fbpx
Série Qualidades de um líder – # 6 – Um líder deve ser influente
08/04/2018
Série Qualidades de um líder – # 8 – Um líder deve saber como desenvolver confiança
15/03/2019
Exibir tudo

Série Qualidades de um líder – # 7 – Um líder deve ser disciplinado


Um líder eficaz é também um seguidor. Ele deve ser primeira pessoa que “ele mesmo conduz”. Assim, se ele ensina e espera que sua equipe seja disciplinada, deve ser o primeiro a possuir a característica. Em qualquer negócio e ou campo de trabalho, incluindo a nossa rotina diária na casa ou com outras pessoas, a disciplina é necessária. Sem disciplina, não somos mais do que bárbaros que fazem tudo sem realmente considerar o que as outras pessoas pensam.

Por isso, quem iria querer ouvir uma aberração incontrolável?

Quem ousaria seguir instruções antagonicas, ou ainda com raiva? Líderes como você tem que adquirir a qualidade/habilidade da disciplina, não só porque a sociedade espera que você seja disciplinado, mas também porque na liderança, conhecerá muitas pessoas provenientes de diferentes esferas da vida. Você terá de lidar com todos eles!

Você vai ouvir cada história única, cada desculpa, e cada pedido que difere muito um do outro. Além disso, vai começar a sentir-se uma mistura de emoções que talvez nunca sentiu antes. Assim, a fim de preparar-se por todas as formas que possam surgir, você tem que ter essa disciplina incessante para lidar com todos eles.

Como líder, é seu dever e responsabilidade, disciplinar as pessoas que você gerencia. Claro, não pode fazer isso a menos que você seja também indisciplinado.

Ser disciplinado é mais do que apenas controlar seu temperamento. Vamos ver alguns pontos importantes para desenvolver a disciplina.

1. Controle suas emoções.

“Encomende” a sua mente para projetar pensamentos positivos especialmente quando o medo surge sobre o resultado de qualquer projeto. Reverta pensamentos negativos imediatamente, já que pensamentos positivos constituem emoções controladas.

2. Seja paciente. A impaciência é um sinal de imaturidade.

Você não deve desenterrar as sementes só para ver se eles estão crescendo. Cultive ideias, desejos, e executá-los, tenha certeza que pacientemente colherá os frutos do seu trabalho.

3. Desenvolva um plano sistemático para cada meta.

Tome uma tarefa de cada vez e conclua.  Conheço muitos líderes que são especialistas em iniciativa mas péssimos em acabativa.
Você só pode mover-se de forma eficaz em uma única direção, ou seja, um pensamento/ação de cada vez. Discipline-se para a realização de uma tarefa antes de passar para a próxima.

4. Espere sempre por pagar um preço elevado.

Se definir uma meta alta, você tem que pagar um preço elevado.

Você terá que trabalhar, correr riscos, fazer sacrifícios, e suportar contratempos. Não será capaz dar-se ao luxo de preguiça ou os prazeres de distração frequente. Ao tentar alcançar um objetivo definido, lembre-se que a menos que esteja disposto a pagar o preço, estará apenas desperdiçando seu tempo.

5. Seja persistente.

Esteja pronto para perder…temporariamente.

Os maiores líderes do mundo tornaram-se quem são agora, porque cada vez que caiam e tropeçavam ao longo de sua jornada, eles se mantinham em pé e continuavam avançando. Mantiveram-se, e em muitas vezes tiveram que optar e escolher a si mesmos. Retornavam fortes, renovados de situações de que a maioria dos homens teriam desistido ao longo do caminho.

6. Pare de dar desculpas!

Este não é o momento…

ou

“eu” não estou realmente qualificado…

Se eu tivesse mais dinheiro (ou educação)…

ou

Se ao menos eu tivesse a sua beleza…

Saiba que apenas covardes dizem tais coisas.

Eles jogam o jogo erradamente

Os álibis e desculpas continuam em grande escala, a menos que você realmente esteja comprometido 100% em algo, a lista não terá fim.

Para se tornar uma pessoa mais disciplinada, você tem que destruir os pensamentos limitantes.

Como George Bernard Shaw disse certa vez:

“As pessoas estão sempre culpando suas circunstâncias pelo que elas são. Eu não acredito em circunstâncias. As pessoas que progridem neste mundo são as pessoas que se levantam e procuram pelas circunstâncias que elas querem, e, se elas não conseguem encontrá-las, elas as fazem.”

Pense nisso e boa semana!

Tem dificuldade em lidar com a disciplina?

Baixe este E-book gratuitamente, clicando em: https://www.vagnermolina.com.br/ebook-disciplina/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Monge e o Executivo
WhatsApp chat