Liderança

Transforme-se em um criador de MOMENTUM


É preciso um líder para criar momentum. Liderados o agarram e gerentes conseguem levá-lo adiante. Mas criar momentum exige alguém que possa motivar em vez de precisar ser motivado.

Assim como todo velejador sabe que não se pode conduzir um navio que não se move, líderes fortes entendem que, para mudar a direção, deve haver progresso. Sem momentum, até mesmo as tarefas mais simples podem parecer insuperáveis. Com ele, po­rém, quase qualquer tipo de mudança é possível.

Permita-me recorrer a um exemplo bíblico, o rei Salomão.

Quando todo o Israel ouviu o veredicto do rei, passou a respeitá-lo profundamente, pois viu que a sabedoria de Deus estava nele para fazer justiça.
(I Reis 3:28)

Salomão foi filho de outro rei, Davi. Salomão é considerado o rei mais sábio que já existiu.

Veja como o jovem Salomão criou momentum:

  • Ele começou com o que Davi forneceu;
  • Ele fez escolhas sábias que lhe deram credibilidade;
  • Ele manteve a paz;

Nenhum líder pode ignorar o impacto do momento. É per­cebendo isso que você e seu pessoal estarão aptos a conquistar o impossível. A escolha para construir momentum é sua.

A Bíblia Maxwell da Liderança

PEQUENAS COISAS PARA MANTER O MOMENTUM

Quando seu pessoal está ganhando e o moral está alto, você ainda tem um papel como líder: ajuda a equipe a manter o moral e momentum alto…

Mantenha a equipe focada e agindo.

Se membros do time perdem o foco e saem do caminho, vão parar de ganhar.

O sucesso da comunicação.

Nada levanta tanto o moral como vencer e celebrar.

Remova tudo que estrague o moral.

Uma vez que a equipe está fluindo na direção certa, mantenha como está. Por verem antes de outros, os líderes precisam proteger a equipe do que possa feri-la no futuro.

Permita que outros líderes liderem.

Quando um líder prepa­ra outros membros da equipe para comandar e depois os deixa à vontade para executar, há dois resultados positivos. Primeiro, usa-se o momentum existente para criar novos líderes para a equi­pe. É mais fácil desenvolver eficazmente novos líderes se eles fo­rem parte de uma equipe vencedora. Segundo, isso aumenta a liderança da equipe e prolonga seu sucesso.

O processo de construir um moral alto é simples, mas não é fácil; leva tempo e requer liderança forte.

As 17 incontestáveis leis do trabalho em equipe

VÁ ATÉ O FIM

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.
II Timóteo 4:7

Até mesmo quem não têm talento e falha em cultivar outras qualidades vitais podem contribuir se eles possuírem um espírito tenaz. Ser tenaz significa …

1. Dar tudo que você tem, não mais do que você tem.

Há quem acredite que ser tenaz requer mais do que se pode dar. Como resultado, quem pensa assim não se cobra muito. Porém, ser tenaz requer que você se doe 100% – não mais, mas com certeza, não menos.

2. Trabalhar com determinação, não esperar o destino.

Pessoas tenazes não confiam em sorte ou destino para o sucesso. Sabem que a hora de tentar não é hora de desistir.

3. Abandonar quando o trabalho está feito, não quando você está cansado.

Se quer que seu time dê certo, deve tentar ir além de onde pode. A vitória não é ganha até o último passo da corrida, o último lance no jogo de basquete, o último passo na linha final.

ESTA SEMANA: Examine sua persistência e disciplina. Em que na sua vida e no seu trabalho você precisa melhorar? O que poderia ser dito de você?

Pense nisso e boa semana!

 


Author

admin

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa CML

Preencha e receba no seu email a Apresentação completa do Programa Coaching, Mentoring e Liderança By “O Monge e o Executivo”