Gestão de Mudanças & Liderança

Não existe transformação se não houver liderança efetivamente comprometida e levando sua equipe para a direção da mudança. Se o líder não muda o comportamento – na atitude, na ação e no exemplo – nada e ninguém muda.


Falar em liderança não significa referência apenas à alta administração de uma empresa, mas também às pessoas que atuam na gestão tática e de operação.

Cada vez mais buscamos a “liderança situacional”, que é capaz de exercer poder de influência sobre sua equipe, seus pares e em sua área de relacionamento.Executar um projeto de Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) sem que todos os níveis de gestão da companhia estejam engajados para incorporar a visão, a missão e os valores de sua organização em seus comportamentos, ninguém muda e o projeto pode até acontecer, mas a mudança não se sustenta no tempo. Por isso, durante um projeto de GMO, uma das principais metas é envolver todas as camadas e criar um “marketing viral” intenso a favor do novo modelo, da nova visão. É importante ter pessoas comprometidas posicionadas em todos os níveis da companhia para atingir os objetivos.
O melhor dos mundos é quando a alta administração enxerga a necessidade de mudança e assume 100% seu papel de transformação, levando a todas as camadas de gestão as metas a serem cumpridas.

Através de exposições e discussões em grupo serão abordados temas relacionados ao papel da liderança em mudanças organizacionais pelo fato do conceito de Cultura Organizacional estar intimamente ligado ao conceito de Liderança.

Diversas teorias aplicáveis à Gestão de Mudanças Organizacionais serão discutidas. Como não existe “uma receita de bolo” será discutida a aplicabilidade de cada uma das teorias.

Este treinamento discutirá cada um dos pilares que compõe o Framework de Gestão de Mudanças Organizacionais mostrando, para cada pilar, as principais atividades que devem ser desenvolvidas em um processo de mudança. Na discussão das atividades serão mostrados os principais conceitos aplicáveis.

1 – Visão geral das disciplinas que compõem a Gestão de Mudanças Organizacionais abrangendo pesquisadores e autores como Edgar Schein e outros discutindo aspectos como:

Liderança e cultura organizacional;

Passos para a Transformação bem sucedida;

Habilidades da Liderança;

Formação de Equipes

2 – Discussões sobre os pilares de uma metodologia de Gestão de Mudanças Organizacionais:

Gestão da Prontidão Organizacional;

Gestão da Transição;

Gestão do Conhecimento;

Gestão de Pessoas;

Gestão da Comunicação;

Liderança e Patrocínio;

Ambiente e Cultura

3 – Apresentação e discussão de Caso de Gerenciamento de Mudanças Organizacionais.



Metodologia

Material didático especialmente desenvolvido(personalizado), exposição dialogada, dinâmicas de grupo, avaliações, filmes/vídeos, teatro treinamento;


Fale com a gente!

shadow-ornament



O Monge e o Executivo