fbpx
Série Qualidades de um líder – # 9 – Um líder deve estar disposto a fazer mudanças
02/04/2019
Exibir tudo

Série Qualidades de um líder – # 10 – Um líder deve saber como e o que priorizar


Liderança vem com uma grande quantidade de responsabilidades. Tudo é diferente dos outros em termos de tempo, a solução imediata para uma necessidade, as pessoas envolvidas, a tomada de decisões e outras centenas de fatores.

Se você não é um bom líder, todos esses pensamentos simplesmente se misturam em sua mente, deixando você louco sobre o que precisa ser feito primeiro e como ele precisa ser feito.

Obviamente, você não quer acabar na enfermaria psiquiátrica depois de cumprir todas as tarefas dadas a você, correto? Ei, quem disse que ser um líder é um trabalho simples? Mas por que desistir? Tudo é apenas uma questão de organizar e priorizar.

Saber como e o que priorizar tornará sua vida como líder muito mais simples e fácil. Priorizar é listar todas as coisas que precisam ser realizadas em ordem cronológica e executar um por um, do mais para o menos importante.

Toda e qualquer tarefa que sua equipe precisa fazer pode ser estritamente classificada em 4 categorias:

  1. importante e urgente;
  2. importante e não urgente;
  3. não importante e urgente;
  4. não é importante e não é urgente.

Com a devida priorização, será muito mais fácil identificar o que precisa receber mais foco do que outros que não são cruciais para o desempenho da equipe. Liderança e gestão eficaz também é saber dizer “O” às duas últimas categorias, concentrando-se no primeiro.

Restringir você mesmo de fazer tarefas sem importância lhe dá mais tempo para se concentrar nas mais importantes. Outro conceito que todo líder deve entender é o Princípio de Pareto ou a Regra 80/20. Este simplesmente afirma que normalmente 80% do esforço fora de foco gera apenas 20% dos resultados.

Observe quanto (ou menos) esforço pode-se obter concentrando-se (ou não focando) em certas tarefas. Como líder, deve ser capaz de identificar as coisas que precisam ser focadas. Um líder organizado e sistemático pode fazer sua equipe segui-lo sem dificuldade, porque eles o vêem como uma pessoa com planos e preparativos, ele sabe exatamente o que precisa ser feito e está ciente da direção que sua equipe precisa andar (ou correr, em alguns casos). Essa qualidade não deve ser limitada apenas ao líder seus seguidores devem praticá-lo também por verem como seu líder faz isso.

Em seu livro: O Livro de Ouro da Liderança, John Maxwell lembra a todos os líderes: “Minha incerteza e as transformações pessoais com as quais precisei lidar tiveram um impacto negativo sobre a organização que liderava. Eu perdi o foco e minha visão se tornou um pouco nebulosa…Quando um líder não está focado, não consegue ser tão eficaz quanto poderia… A capacidade de manipular três ou quatro projetos de alta prioridade é uma obrigação para todo líder”.

Então, como você pode se tornar um líder mais organizado?

1. Faça avaliações.

Pergunte: “Esta é a melhor forma de usar o meu tempo agora?”

Com tantas coisas que você deve fazer em muito pouco tempo, torne cada momento extremamente útil. Analise todas as tarefas com o tempo que você planejou fazer, se é essencial, tendo certeza que não há nada mais importante a ser feito neste tempo específico, então vá em frente e faça.

2. Faça uma lista de tarefas.

Sempre ajuda quando você vê tudo que precisa ser realizado – quando há algo para lembrar o que precisa fazer durante um certo período. Em sua lista, certifique-se de que suas tarefas estão listadas de acordo com as prioridades, ou você pode simplesmente classificá-las de acordo com sua importância.

3. Diga NÃO às coisas que não se encaixam no seu objetivo.

De vez em quando, você encontrará muitas “tarefas” diferentes, cada uma com um nível diferente de prioridade.  Seja criterioso, considere aquele(s) que podem impedi-lo de não alcançar seus objetivos,  e coloque-os de “lado”. Há coisas muito melhores para fazer do que se concentrar em algo que não vai te levar a lugar algum, ou que pode te levar para uma direção diferente do planejado. Seja esperto. Saiba como e quando dizer NÃO.

4. Chute esse hábito de procrastinação para fora do seu sistema.

Em vez de dizer: “Eu farei alguma coisa agora e vou terminar o meu trabalho mais tarde “, mude para “Eu vou terminar a minha tarefa agora, então posso fazer outra coisa mais tarde.
Que tal? ficou melhor?

Aqui está um segredo: Livre-se da procrastinação!

Aprenda a programar sua mente. Ajude-se colocando pensamentos como “Se eu não fizer esse trabalho até hoje, posso perder meu emprego” ou “Isso é muito mais importante do que passear com meu cachorro ou pelo shopping/etc”. Outro truque é fornecer-se uma pequena recompensa como incentivo. Sim, isso mesmo que você entendeu!

Depois de todas as importantes tarefas terminadas, mime-se com um passeio no parque ou um maravilhoso sorvete(sou suspeito, pois amo sorvete!), ou ainda um cinema. Dessa forma, você vai perceber que trabalhar pode ser tão divertido quanto outras coisas que você costuma fazer depois.

5. Ame o que você faz, faça o que você ama.

Pode soar clichê, mas é verdade. Quando ama o que está fazendo, não precisa se forçar a fazê-lo. Você sabe exatamente como realizar aquilo que realmente lhe dá diversão e prazer imediatamente.

É importante fazer sempre as coisas com amor(ou melhor, as coisas que você ama de verdade), e entendo o quanto é difícil realizar uma tarefa que você odeia. Claro, que no dia a dia terá que encarar tarefas que você odeia.

Lembre-se! Se você sente que não está satisfeito com a maneira como as coisas estão indo no trabalho, talvez, porque não seja realmente para sua satisfação.
Vá em frente!. Encontre sua paixão!

Pense nisso! E boa semana.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Monge e o Executivo
WhatsApp chat