Liderança Carreira

O trabalho em equipe faz o trabalho dos sonhos


Se os membros da sua equipe acreditam nos objetivos comuns e começam a desenvolver uma confiança genuína uns nos outros, estarão em posição de executar um verdadeiro trabalho em equipe.

Note que eu menciono em posição de, pois isso não é uma garantia.

Para haver trabalho em equipe, vários elementos precisam estar presentes. Primeiro, os membros da equipe devem acreditar que o valor do sucesso da equipe é maior do que o valor de seus próprios interesses individuais. Segundo, o sacrifício pessoal deve ser encorajado e então recompensado – pelo líder da equipe e outros membros.

Quando isso acontecer, as pessoas vão se identificar mais e mais com a equipe, reconhecendo que, embora o individualismo ganhe troféus, o trabalho em equipe vence o campeonato.

(Desenvolvendo os líderes a sua volta
John Maxwell)

CONSTRUA RELACIONAMENTOS PARA CONSTRUIR A EQUIPE

Equipes que não se unem não podem construir. Por quê?

Porque nunca se tornam uma unidade coesa. Por que os soldados feridos ficam tão felizes de se juntar novamente aos seus amigos no campo de batalha? Porque, depois que você trabalha e convive com pessoas, logo percebe que a sua sobrevivência depende dos outros. Para uma equipe ser vencedora, os companheiros devem saber que cuidarão uns dos outros. Quando um membro de equipe não se importa com ninguém além de si mesmo, toda a equipe sofre.

Descobri que uma das melhores maneiras de encorajar esse cuidado mútuo é reunir os membros fora do contexto de trabalho para construir relacionamentos. Todos os anos nas organiza­ções planeja-se retiros, convenções e outros eventos que juntam as pessoas em contextos sociais. E, durante esses momentos, armam-se esque­mas para que eles convivam com membros que não conhecem muito bem. Assim, estarão não apenas construindo relacionamen­tos, mas sendo impedidos de desenvolver “panelas”.

MEMBROS DE EQUIPE DEVEM APRENDER A COLABORAR

Tornar-se um membro de equipe colaborador exige uma mudança em quatro áreas:

1. Percepção. Enxergue os colegas de equipe como colaboradores, não concorrentes.
2. Atitude. Apoie os colegas de equipe, e não suspeite deles.
3. Foco. Concentre-se na equipe, e não em você.
4. Resultados. Crie grandes vitórias pela multiplicação.

COMO UMA ROCHA

Confiança é importante para o sucesso de toda equipe. Todo mundo na equipe sabe com quem pode e não pode contar.

Permita-me explicar o que eu considero a essência da confiança:

Motivações puras

Se alguém na equipe continuamente põe a si e a seus objetivos adiante do que é melhor para a equipe, provou que não pode ser confiáve1. No que se refere a trabalho em equipe, as motivações importam.

Responsabilidade

Enquanto a motivação diz por que as pessoas são confiáveis, a responsabilidade indica que elas querem ser confiáveis.

Pensamento sadio

Confiança significa mais do que simplesmente querer a responsabilidade. Esse desejo também deve ser acompanhado de bom senso sobre sua contribuição para a equipe.

Contribuição consistente

A qualidade final de um jogador de equipe confiável é a consistência. Se você não pode contar com colegas de equipe o tempo todo, então realmente não pode nunca contar com eles. A consistência exige uma profundidade de caráter que permite que as pessoas sigam adiante, não importa quão cansadas, distraídas ou assoberbadas estejam.

As 17 qualidades essenciais de um jogador de equipe – Minutos de Liderança
John Maxwell

ESTA SEMANA: Com quem você pode contar? Essas pessoas sabem quanta confiança você tem nelas? Os membros da sua equipe sabem que podem contar com você? Onde entre os membros da equipe – incluindo você – a confiança já foi testada e deixou a desejar? Onde estava firme? Como sua equipe se recuperou depois do escorregão na confiança?


Author

admin

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *