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A confiança é um dos fatores mais importantes, se não os mais importantes, na construção de relacionamento entre outras pessoas. Sem confiança, um relacionamento é estagnado e instável. Não vai levar qualquer coisa a ser bem sucedida.

Warren Bennis e Burt Nanus definem confiança como “a cola que une seguidores e líderes”.

Portanto, sem confiança, não há ninguém para liderar e não há ninguém para seguir. Dê a sua equipe grandes responsabilidades, confie e espere bons resultados deles também.

Por outro lado, a equipe deve seguir os “comandos” de seu líder, devem confiar nele e nas suas decisões. Em simples palavras, a confiança deve existir entre o líder e sua equipe, a fim de construir um relacionamento sólido, que por sua vez, os ajudam a alcançarem seus objetivos. Não há nada a perder quando você confia. Na verdade, você até se beneficia mais das pessoas a quem confia, pois acabam exercendo maior esforço para corresponder às expectativas que espera delas.

Do outro lado da história, além de aprender a confiar em seu pessoal, você também deve ser capaz de construir confiança em si próprio. As pessoas não vão ouvir você quando não confiam. Eles devem acreditar em você primeiro antes de seguir sua liderança. É, portanto, responsabilidade do líder desenvolver confiança ativa das pessoas ao seu redor.

Em outras palavras, implica responsabilidade(ser responsável por outras pessoas ou coisas). Isto pode ser ser desenvolvido, mas você deve ser muito cauteloso em lidar com isso. Já ouviu o clichê: É preciso um longo período de tempo para construir confiança e apenas segundos para quebrá-lo?

Cuidado com as ações que podem trair a confiança, como:

  • Quebrar promessas (repetidas vezes);
  • Contar coisas ruins “pelas costas”;
  • Criar histórias inverídicas e fofocar.

Lembre-se! A confiança é o vínculo que une o relacionamento entre você (ou como líder) e as pessoas ou equipes ao seu redor. Construa fortemente.

Como trazer a pessoa próxima de você criando confiança?

1- Seja você mesmo.

Quando você deixa outras pessoas verem o verdadeiro “você”, elas não terão problemas em aceitá-lo. Mantenha-se longe das “pretensões”. Cuidado! Como você se vê, muitas vezes pode ser bem diferente de como as pessoas o vêem. Mas, também se você acha que é um perdedor, não deve se surpreender quando ninguém te respeita. Em vez disso, aprenda a olha para si mesmo do jeito que você quer que as outras pessoas o vejam…um líder…um verdadeiro vencedor!

2. Prosseguir a aprendizagem ao longo da vida.

Os líderes têm o desejo de aprender e crescer continuamente, pessoal e socialmente. Eles estão abertos a novas ideias e buscam continuamente o conhecimento que pode ajudá-los a se tornarem melhores.

Aprenda a expandir seu conhecimento. Concentre-se nas coisas ao seu redor, leia muito, converse muito com as pessoas, família, amigos, compartilhe interesses. Tem muitas maneiras de como você pode manter o ciclo de aprendizagem ao longo da vida.

3. Admita suas falhas.

Admita! Ninguém é perfeito. Todo mundo comete erros, até você ou seu líder. Não desprenda muito tempo nos erros, supere-os em breve. Não use desculpas, não culpe os outros também. As pessoas vão te perdoar por erros ocasionais, especialmente se eles podem ver que você ainda está aprendendo e crescendo como líder. De fato, saber quais são seus erros e admiti-los de todo o coração é uma maneira de mostrar coragem e outra razão para eles confiarem em você.

4. Ouça.

Bons líderes não apenas falam, eles também ouvem e precisar aprender a ouvir muito!
Ouça o que as pessoas dizem … e o que elas não dizem. Seja sensível, antecipe os sentimentos e necessidades da sua equipe.

Como desenvolver sua confiança em si mesmo e nos outros?

1. Perdoe e esqueça.

Erros e falhas são as causas do pensamento negativo. Se nós de alguma forma, aprendermos a deixar ir toda a dor, agonia e medo que tentamos manter dentro de nossos corações e mentes, então não haverá nada mais que bloqueie os pensamentos claros de expressar o mais profundo de si mesmo.

Perdoe a si mesmo e aos outros por cometer erros e esqueça estes erros.

2. Crie o hábito de fazer perguntas.

Mais uma vez, perguntar não significa que nos falta sabedoria. Pelo contrário, refere-se a reunir mais informações e conhecimentos de pessoas que são mais experientes do que nós somos. Não é uma bênção ter outras pessoas compartilhando suas percepções com você?

3. Esteja aberto.

Temos que aceitar o fato de que não sabemos tudo. Estamos continuamente aprendendo em todo lugar que vamos, com todas as pessoas que conhecemos diariamente.
Nunca feche sua mente para novas ideias e informações que surgem no caminho, não se preocupe, nossa mente é muita espaçosa, é impossível enche-la completamente. Assim, esteja preparado para aceitar coisas dignas que o ajude a ser uma pessoa melhor e mais brilhante.

4. Junte-se às pessoas da sua equipe.

Almoce ou tome uma bebida depois do trabalho com eles especialmente quando um membro da equipe faz aniversário ou outras diversas razões para comemorar. Você vai conhecê-los melhor quando se socializar com eles fora do escritório.

Quando você conhece um pouco mais sobre sua personalidade, aprenderá também a conhecer mais sobre eles.

Pense nisso! E boa semana!


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